19 abril 2018

Francisco Aurélio de Figueiredo e Mello (1854 - 1916)

Talvez esse artista paraibano seja mais conhecido como o irmão de Pedro Américo.
Na Enciclopédia Itaú Cultural e na Paraíba Criativa existe um dado equivocado, ele não coloborou com a revista "Diabo Coxo" (de Pernambuco), mesmo porque tal revista não deve ter existido e o engano talvez seja entendido como uma confusão com a "Diabo Coxo" (de São Paulo).

O dado correto está na Netsaber Biografias, Aurélio de Figueiredo colaborou com a Diabo à Quatro (de Recife) entre 1878 e 1879.  Mas o período não está disponível online na CEPE.
Luciano Magno também menciona a contribuição de Aurélio em "Diabo à Quatro".  Bordallo Pinheiro dedica uma página ao regresso de Aurélio ao Brasil, e também menciona a revista pernambucana, em 23 de novembro de 1878 - O Besouro (Periódicos Raros da Casa Rui Barbosa).
Bom, mas vamos às HQs dele.  Em "A Comédia Social" edição 23, de 7 de julho de 1870 eles nos traz uma em 3 quadros.  Trata da curiosidade (sede) desemfreada, onde um Tigre é atacado por populares que recebem como presente o "sangue de tigre" (nada mais nada menos que fezes humanas carregadas em balaios/cestos por escravos que ficavam rajados de bosta durante o percurso):
 
Ele também colaborou com a revista Semana Illustrada, de 1873 até 1875 (segundo todos os sites acima, e segundo Luciano Magno). A gente percebe o traço diferenciado do cara.  Algumas HQs são produzidas por ele nesse período, mas uma em particular me agradou, são quatro páginas que nos mostram que a burocracia continua a mesma no Brasil (ediçõe 654, de 22 de junho de 1873, até a edição 657, de 13 de julho de 1873):



That's All Folks!

Nenhum comentário: