08 junho 2017

Super Herói brasileiro anterior ao Príncipe Oscar ("Annel Mágico")

Existe uma polêmica quanto ao primeiro super herói do mundo, alguns arriscam o Príncipe Oscar, de 1908, a história conta com 8 páginas e 16 gravuras, na revista O Tico-Tico (Biblioteca Nacional):


*acrescentado em 8 de junho de 2017 18:53h este print lá da Confraria do Gibi:



O autor é o cearense Gustavo Barroso, que na época contava com uns 20 anos de idade, pois ele nasceu em 1888:


A história é de um príncipe que tirava super-poderes de um anel mágico, pois bem, acontece que no ano anterior, o baiano Cícero Valladares (Dudu), criou um outro super herói brasileiro, que portanto devereria ser o primeiro ser com super poderes publicada em quadrinhos.
Trata-se de uma genuína HQ de 3 páginas e 21 quadrinhos, publicada em O Tico-Tico no ano da graça de 1907:

Ed. 88 - 1907

Ed. 89 - 1907


Ed. 90 - 1907

O Super Herói chama-se "Príncipe Gilberto" que enfrentou vários monstros (entre eles o Gênio das Sombras) com o auxílio de um artefato com super poderes, a "Lança Mágica", e por fim retirou o encanto que aprisionava a linda Princesa Celina em um corpo de dragão, e os dois viveram felizes para sempre...

Portanto, esse é o primeiro Super Herói Brasileiro, o distinto Príncipe Gilberto, criado pelo Dudu em 1907 - um ano antes do surgimento do Príncipe Oscar.

Inté,

p.s.:  Dudu tb criou outras histórias fabulosas em quadrinhos, mas isso é pra um outro post.

in Biblioteca Nacional e Hemeroteca Gustavo Barroso

2 comentários:

Luigi Rocco disse...

Olá, Dourado. Obrigado pela visita ao Tiras Memory. Também ando por aqui de vez em quando! abs

Henrique Brum disse...

Isso é muito legal..mas não acho que essas historias de fantasia entram como super-herói, muitos personagens/contos de fada tinham objetos mágicos, botas, anéis, espadas, mantos e cia. Mas acho que pra considerar Super o próprio personagem teria que ter poder, por isso consideram o Super-Homem lá fora, ou vários outros contos de fada poderiam roubar o posto. Mas claro que incrível o post e achado!