23 março 2017

Filhos adotivos

Hoje chegou o mais novo:




Reparem que estou em um sítio arqueológico (pinturas rupestres isabellinas & eloisinas).

Agora vou preparar a peneira, cruzar dados.  Reler as vinte e tantas teses, dissertações, etc.

Ficar de olho em curiosidades como esta:

Interessantíssima HQ feita somente com frontispícios de revista - coisas de Agostini via Carlos Roberto da Costa
Dos livros acima certamente o de Luciano Magno é o melhor mais completo, e mais brasileiro de todos (em conteúdo), mas mesmo assim sobra algum assunto que o Luciano deixou passar, como no caso das primeiras caricaturas, é só a gente atentar pra essa lista:

O Luciano pula de O Carapuceiro para A Mutuca Picante - dados de Jorge Mtanios Iskandar Arbach
Ou seja, o Brasil é um campo fértil para produção de livros, não seria humano abarcar toda a produção nacional do século XIX em um único livro.  Por isso estou focado em apenas HQs deste período.
HQs como essa de Villachica (que ainda não tenho informação alguma):


Sei apenas que ele contribuiu em "A Semana Illustrada" - 1898 (homônima de "Semana Illustrada" fundada pelo Fleiuss em 1860), sei também que um outro colaborador era o K. Lixto:

Inté.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimas aquisições! Depois me fala se esse do Luciano vale a pena. Eu achei a coleção História da Caricatura do Herman Lima no Estante Virtual completa por um bom preço aproveita que vale a pena pro seu livro: https://www.estantevirtual.com.br/sebotraca/herman-lima-historia-da-caricatura-no-brasil-4-volumes-451517329